sexta-feira, setembro 02, 2005

Partido Socialista da Amadora e Ambiente



















Joaquim Raposo, o actual presidente da Câmara Municipal da Amadora, concorre novamente nas próximas eleições de Outubro. O seu site de campanha http://www.joaquimraposo.com apresenta já alguma informação, apesar de não estar ainda concluido.

As referências a questões ambientais são poucas e resumem-se à construção de jardins públicos. Estes espaços verdes são muito importantes num concelho dominado, durantes muitos anos por prédios, bairros de origem ilegal e barracas. No entanto, desejariamos que a política ambiental da autarquia pudesse ser mais profunda.

O candidato Joaquim Raposo afirma no site anteriomente citado:

Queremos uma Amadora cada vez mais moderna, sustentável e com a qualidade das melhores cidades europeias.

Ao reflectir na afirmação surge-nos o nome de algumas capitais europeias onde a qualidade de vida está presente nas mais pequenas coisas do dia-a-dia de todos os cidadãos. Barcelona, Paris, Amesterdão, Freiburg, Londres, Helsinquia são apenas algumas cidades, obviamente imperfeitas, mas onde a tal qualidade de vida é mais notória.

Para a Amadora, e tendo em conta alguns dos problemas que observamos diáriamente, sugerimos:

- Maior e melhor limpeza das ruas.

- Aumento da rede de ecopontos para recolha de papel, embalagens, vidro e matéria orgânica (existem actualmente vários bairros onde os ecopontos são poucos ou nem sequer existem).

- Continuação da construção de espaços verdes e de lazer por todo o concelho. Uma cidade com mais árvores, flores e arbustos é uma cidade mais agradável e onde dá gosto viver, por oposição a uma cidade dominada pelo betão, carros e lixo.

- Criação de grupos de jovens voluntários em todas as freguesias dedicados a promover questões ambientais junto das populações, especialmente junto dos pequenos comerciantes (grandes produtores de resíduos).

- Dinamização constante de sessões educativas sobre ambiente nos vários bairros do concelho.

- Criação de hortas comunitárias, onde a população possa cultivar flores, frutos e vegetais de forma biológica. Estas hortas podem ser espaço para convívio entre as várias gerações e locais de excelência para a promoção de valores comuntários e de respeito pela natureza.

- Combate aos carros em cima de passeios.

- Criação de ciclovias no concelho, aliando as vertentes desportiva e ambiental . Amadora Ciclável - Amadora Saudável.

Até ao momento apenas recebemos as propostas ambientais do Bloco de Esquerda para o concelho da Amadora.

http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/2005/08/eleies-2005-propostas-ambientais-do.html

http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/2005/08/eleies-2005-propostas-eleitorais-do.html

Aguardamos, com grande expectativa, as propostas dos restantes partidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma das coisas que reparei nestes quatro anos de PS na Amadora é que as ruas estão sempre bastante sujas e não são lavadas. Assim não há inaugurações de jardins perto de eleições que compensem a sujidade diária...