sexta-feira, agosto 26, 2005

A-da-Beja - uma pequena e antiga aldeia na Amadora - gravura de 1881



A-da-Beja - Júlio de Castilho - Memórias de Castilho, I, 1881

Para saber mais sobre a história do concelho da Amadora visite:

http://www.minhaterra.com.pt/template/detalhe.php?intNivelID=168

quinta-feira, agosto 25, 2005

Ele está sobre suspeita


















Na edição nº 58 (19-25 Agosto 2005) da revista Sábado, Joaquim Raposo, o actual presidente da câmara da Amadora, eleito pelo Partido Socialista, e novamente candidato nas eleições de Outubro próximo, é mencionado como sendo um dos políticos que está ser investigado pelas autoridades por eventuais crimes. Passamos a citar:

"Joaquim Raposo - A investigação da Polícia Judiciária destapou alegadas relações perigosas entre o autarca da Amadora e empreiteiros a troco de finaciamento."

Mais notícias sobre este assunto:

Diário de Notícias - 11.08.2005
http://dn.sapo.pt/2005/08/11/nacional/investigados_a_boca_urnas.html


Notícias da Amadora - 28.07.2005
http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/artigo.php?aid=7148

Diário de Notícias - 22.07.2005
http://dn.sapo.pt/2005/07/22/nacional/ps_regressa_alerta_amarelo.html

Portugal em Foco
http://www.solnet.com/22jul05/portugal/portuga4.htm

segunda-feira, agosto 22, 2005

Betão avança - ainda mais - na Amadora

Os construtores civis e a banca convergem na lavra de uma espécie de ouro cinzento. E apesar de Portugal deter o maior índice de construção de habitação nova na União Europeia e de existirem já casas a mais, multiplicam-se os projectos para cimentar o país.

AMADORA

O maior empreendimento imobiliário previsto para o território da Amadora é a Quinta do Estado, que o Notícias da Amadora noticiou nas suas edições de 5 e 19 de Maio de 2005. O estudo de urbanização para a área da Falagueira –Venda Nova prevê a construção de mais de dez mil fogos (no seu valor máximo) para acolher 27.400 habitantes na Quinta do Estado.
A comercialização dos terrenos premeia a empresa privada que integra a parceria com empresas do Estado, cujo negócio foi celebrado pelo Governo de Durão Barroso. O lucro pode render «quase dois mil milhões de euros», de acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Benfica. O prejuízo traduzir-se-á no impacto que o traçado da circular regional interior de Lisboa (CRIL) causar aos moradores e no aumento da densidade populacional do concelho.
O desenvolvimento das operações de urbanização e a sua gestão «estão dependentes» da alteração do Plano Director Municipal da Amadora. Entretanto, o protocolo a celebrar entre o Estado e o grupo de Vasco Pereira Coutinho, no âmbito do Plano de Pormenor da Falagueira, Damaia de Baixo e Venda Nova, envolveu igualmente a Câmara Municipal da Amadora e mais 13 proprietários (Acintor, Alves Ribeiro, Bombardier, Edifer, F. Caneças e A. Caneças, Falur, Herdeiros de Hermínia Pessoa, Imorretalho, J. Salvado e A. Santos, J.L.F. – Sociedade de Construções, José Conceição Guilherme, Santos e Corgas e Sotancro).

No âmbito do contrato de consórcio entre a Consest (Estado) e a Cottees (privado) prefiguram-se vários cenários, os quais perspectivam uma edificabilidade e densidade populacional que ultrapassa os índices previstos no Plano Director Municipal (PDM) em vigor e que deverá ser revisto até ao final do ano.

A Quinta do Estado ocupa 37,5 por cento da área do Plano de Pormenor da Falagueira, o qual compreende a zona industrial da Venda Nova. Aí verifica-se uma forte pressão, que pretende transformar em imobiliário, particularmente as zonas de melhores acessibilidades. É também o caso do complexo desportivo da Reboleira, que fica junto à estação de caminho de ferro.

In Notícias da Amadora, Semanário Popular, Edição 1613, 28.07.2005

Como não fazer tanto lixo













Portugal em 20 anos aumentou 125% a produção de resíduos; actualmente são produzidas 4,5 milhões de toneladas de resíduos domésticos por ano! Perante um aumento constante da produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a ausência de medidas concretas, por parte dos poderes públicos, no âmbito da sua prevenção, a Quercus irá iniciar uma campanha destinada a promover a redução da produção de resíduos urbanos. Cada cidadão português produz diariamente cerca de 1,2 kg; é fundamental procurar reduzir este valor, à semelhança do que têm feito outros países da União Europeia.

O cidadão/consumidor tem um papel determinante

Como primeiro passo, a Quercus apresenta algumas medidas que cada cidadão pode, desde já, começar a implementar no seu dia-a-dia reduzindo a quantidade de resíduos que produz e o dinheiro dispendido:

- Antes de adquirir algo, pondere a sua necessidade e reflicta sobre a intensidade e duração do uso que lhe irá dar;

- Opte por adquirir águas, refrigerantes, cervejas, vinhos em embalagens reutilizáveis;

- Caso possua um jardim ou horta, opte por fazer compostagem doméstica dos resíduos biodegradáveis (restos de comida, limpezas de jardim) estes representam cerca de 40% do seu caixote do lixo; informe-se junto do seu município ou no seguinte endereço: http://www.escolasverdes.org/compostagem/index.htm;

- Procure adquirir produtos com menos embalagem, privilegie embalagens de maiores dimensões/familiares ou com recarga;

- Evite produtos que sobreponham várias embalagens – papel, plástico – e onde a dimensão da embalagem seja superior ao necessário para conter o produto adquirido;

- Procure produtos com o rótulo ecológico europeu (símbolo que indica um maior cuidado ambiental na produção desse bem);

- Utilize pilhas recarregáveis;

- Use as folhas dos dois lados para imprimir e escrever;

- Utilize tinteiros reciclados (reenchidos) nas impressoras e fotocopiadoras;

- Utilize sacos reutilizáveis quando vai às compras (sacos de pano ou os sacos verdes reutilizáveis que estão disponíveis em qualquer supermercado e que podem ser trocados gratuitamente quando estão estragados);

- Quando um bem já não lhe for útil (roupa, mobiliário, electrodomésticos, etc.), procure instituições a quem o possa doar, ou empresas que se dediquem à reutilização/reparação e venda;

- Pergunte, reclame, sugira; sempre que não conseguir tomar as opções correctas porque estas não estão disponíveis, contacte os responsáveis – lojas, empresas, organismos do Estado;

- Lembre-se, a pressão dos cidadãos/consumidor é decisiva; demonstrando o seu interesse e preocupação será muito mais fácil mudar as políticas das empresas e do próprio Estado;

- Sensibilize os seus familiares, amigos e colegas de trabalho para a necessidade de ter os cuidados de prevenção sempre presentes, independentemente dos contextos (em casa, no trabalho, na escola, em férias).

A prevenção de resíduos não é uma regra...é uma atitude que deverá ser complementada por acções concretas e quotidianas, que podem ter reflexos muito positivos em termos ambientais e económicos.

quinta-feira, agosto 18, 2005

O impacto dos transportes na saúde


Os acidentes rodoviários são dos mais evidentes efeitos negativos dos transportes sobre a saúde humana. Embora as mortes nas estradas tenham vindo a diminuir gradualmente, na União Europeia os acidentes rodoviários ainda são responsáveis por cerca de 43.000 mortes e mais de três milhões de feridos anualmente. Uma em cada três pessoas é hospitalizada uma vez na vida em resultado de um acidente rodoviário. As colisões são a principal causa de morte e hospitalização entre os indivíduos com menos de 45 anos (fonte: Conselho Europeu para a Segurança dos Transportes), cabendo-lhe maior responsabilidade na redução da esperança de vida do que às doenças cardíacas e ao cancro. Estima-se que os acidentes rodoviários custam à sociedade mais de 160.000 milhões de euros por ano, o que corresponde a 2% do PIB comunitário. É, de facto, um preço enorme a pagar, quando existem soluções com uma boa relação de custo-eficácia e passíveis de serem aceites pela generalidade da população. Uma melhor gestão dos limites de velocidade, com uma redução da velocidade média em 5 km/hora, poderia evitar mais de 11.000 mortos e 180.000 feridos todos os anos dentro do espaço comunitário. Se o índice de utilização do cinto de segurança aumentasse para os melhores níveis internacionais, poupar-se-iam anualmente 7000 vidas nos Estados-Membros. Medidas concretas relativas à protecção em caso de impacto lateral e ao consumo de álcool poderiam igualmente contribuir para minorar o problema. Contudo, os acidentes rodoviários não são, de longe, as únicas consequências negativas dos transportes na saúde humana. Na caixa de texto seguinte são apresentadas outras consequências menos evidentes.

Inactividade física - De acordo com o relatório "The Global Burden of Disease", da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo ocidental a inactividade física é o segundo maior factor de risco para a saúde, logo a seguir ao consumo de tabaco. Apenas meia hora de exercício físico por dia (por exemplo, andar a pé ou de bicicleta) conduziria a um decréscimo de 50% dos riscos de se contrair uma doença cardíaca, diabetes e obesidade.

Emissões gasosas - As emissões gasosas podem afectar as funções respiratórias e provocar outros problemas de saúde e doenças como o cancro ou problemas cardiovasculares. Eis alguns exemplos bem conhecidos de emissões gasosas: - partículas de diesel (que provocam cancro nos animais e seres humanos) - benzeno (poderá ser o agente responsável pela leucemia infantil) - ozono (pode provocar uma redução das funções respiratórias e causar alergias) - NOx As emissões provenientes de veículos novos são até 95% inferiores às dos veículos anteriores a 1970. No entanto, embora os veículos se tenham tornado relativamente menos poluentes, a situação não se alterou em termos absolutos, pois não só o número de veículos aumentou, como também o número e a duração das deslocações. Num estudo recente descobriu-se que a poluição do ar causa uma taxa de mortalidade mais elevada do que os acidentes rodoviários. Neste estudo, realizado na Áustria, França e Suíça, afirma-se que 40.000 mortes anuais são atribuíveis à poluição do ar (6% da mortalidade total). Cerca de 50% de todas as mortes causadas pela poluição do ar podem ser atribuídas aos veículos motorizados, o que nestes países corresponde a duas vezes o número de mortes resultantes de acidentes rodoviários. Poeiras As poeiras, tais como as causadas pelo desgaste dos pneus, podem afectar as funções respiratórias e provocar alergias.

Ruído - Na região europeia, cerca de 450 milhões de pessoas (63 % da população) estão expostas a níveis de ruído passíveis de causar graves incómodos, interferir nas conversações e perturbar o sono. O ruído pode ainda afectar a concentração e a memória, provocar stress e, indirectamente, ser responsável por doenças cardiovasculares. As pessoas que vivem perto de aeroportos e outras infra- estruturas de transportes têm grandes probabilidades de ser especialmente afectadas. Um estudo recente da Universidade de Londres sobre crianças que vivem nas proximidades do aeroporto de Heathrow revelou que as que estão expostas a elevados níveis de ruído provocado pelos aviões têm menos capacidades de leitura. O estudo concluiu que as crianças que habitam em zonas perto de aeroportos ou sob rotas aéreas são formadas num ambiente menos propício à aprendizagem. Vários: stress ocular, efeitos psicossociais dos transportes (p. ex.: em resultado da fragmentação das comunidades e do isolamento), radiação, electrosmog Existem muitos outros efeitos directos e indirectos na saúde dos quais ainda pouco se sabe. Em muitos casos, é necessário investigar-se mais para se ficar a conhecer a fundo todas as implicações do problema.

Fonte: Relatório do Parlamento Europeu Relatório do Parlamento Europeu

terça-feira, agosto 09, 2005

Propostas Ambientais para a Amadora

Tendo já contactado outras forças políticas (Partido Socialista - PS; Coligação Democrática Unitária - CDU; Aliança Democrática pela Amadora - PSD, PP e PPM) aguardamos que nos enviem as suas propostas ambientais para o concelho da Amadora.

domingo, agosto 07, 2005

Parques temáticos prontos em Setembro















Os parques Aventura, na Falagueira, Ilha Mágica e Fantasia, na Venteira, estarão concluídos a abertos à população da Amadora no próximo mês de Setembro. A garantia é dada por Gabriel Oliveira, vereador responsável pelo pelouro dos Espaços Verdes, que sustenta que os parques estão a ser construídos «mediante um conceito inovador em Portugal».

O Parque Fantasia é o primeiro a ficar concluído. O autarca prevê que as obras estejam prontas «até ao final deste mês». A infra-estrutura ocupa uma área de cerca de 8.850 metros quadrados confinada a Este pelo Complexo de Ténis do Borel e restante perímetro por arruamentos do bairro do Borel. A obra, com um investimento de 462.500 euros, integra um parque infantil em forma de castelo, um slide (equipamento de desporto radical), uma área relvada polivalente com um teleférico, uma zona de jogos informais e várias zonas de lazer. Os equipamentos «estão montados, os arruamentos do parque já foram feitos e a relva já está colocada».
O único equipamento que falta montar é um avião em tamanho gigante, junto à entrada principal do parque, «tendo em conta o pioneirismo da aviação na Amadora». Mas o artista plástico responsável pela sua execução «não cumpriu os prazos estabelecidos. O avião será colocado quando estiver concluído».
O Parque Aventura substitui o bairro de barracas da Ribeira da Falagueira e visa a requalificação da zona. A maior parte dos equipamentos «para as crianças e jovens já está colocada, está-se a forrar com xisto as paredes das lagoas que foram criadas ao longo do curso de água e o sistema de iluminação já começou a ser montado». Durante o mês de Agosto será colocada a relva.
A obra, no valor de cinco milhões de euros, inclui uma escola de trânsito para crianças, uma pista de karting, uma ludoteca, um rapell, um circuito de manutenção, um mini-golfe, cascatas de água, espaços de repouso e lazer e a requalificação da Casa Militar da Ordem de Malta e uma azenha, que datam do século XV.
A obra inclui ainda a remodelação da rotunda junto à Ribeira da Falagueira com o objectivo de «ordenar o trânsito e embelezar o local». Em substituição do monumento de homenagem aos bombeiros a câmara optou «por um jogo de água recuperável da própria ribeira e que recorda às pessoas que ali passa um curso de água» que vai desaguar em Alcântara. A rotunda «tinha demasiado cimento e era necessário aligeirar o seu aspecto a nível paisagístico». A obra integra também o alargamento das estradas da Ribeira e da Falagueira até São Brás «para facilitar o escoamento de trânsito» e que deve «estar pronto daqui a semana e meia».
A Ilha Mágica do Lido «também está praticamente concluída». Além de requalificar a ribeira de Carenque, o parque tem um lago com barcos, canoas, uma pista de skate, um slide, zonas de estar e um quiosque. Segundo Gabriel Oliveira, o tema central «é a água e pretende-se que a população mais nova interaja com este elemento da natureza». O parque vai estar sob a responsabilidade do Radical Skate Clube.
Os três equipamentos «tem um conceito inovador de parque temático. Habitualmente quem brincam nestes espaços são as crianças e os pais ficam a assistir. A câmara quer inverter esta situação e incentivar os pais a brincarem com os filhos nos vários brinquedos. É essencial que as pessoas tirem proveito dos espaços de lazer que existem».
A gestão dos novos parques é da competência da Câmara Municipal da Amadora e o seu acesso será gratuito «para permitir uma maior democratização na sua fruição».

In Notícias da Amadora 28.07.2005

sábado, agosto 06, 2005

Hortas comunitárias no Porto. Para quando na Amadora?















Rui Sá inaugurou a II Horta Municipal do Concelho do Porto

No dia 25 de Fevereiro 2005, pelas 15 horas, o Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, inaugurou a II Horta Municipal do Concelho do Porto. A cerimónia compreendeu ainda a assinatura dos acordos de utilização e a entrega das chaves aos munícipes previamente inscritos e sorteados no passado dia 17 de Fevereiro.

Denominada “Horta Municipal da Condominia” (designação medieval de Condominhas, que significa ‘…um campo comum, onde todos os vizinhos podiam cortar lenha, pastar ou utilizar águas…’), localiza-se na freguesia de Lordelo, junto à Urbanização das Condominhas, e disponibiliza 25 talhões individuais, em simultâneo com um espaço de lazer dotado com bancos e mesas. Estão a ser facultadas aos municipes acções de formação em torno das temáticas da compostagem e da agricultura biológica .

A rede de hortas municipais comunitárias, que se perspectiva ver alargada em breve aos Bairros do Regado e Pio XII, constitui um dos resultados visíveis do trabalho transversal de parceria, que vem sendo desenvolvido no âmbito do Projecto ‘Acção Local 21’ entre os serviços do Pelouro do Ambiente e as organizações cívicas mais representativas da sociedade civil do concelho do Porto.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Campanha pela Serra da Carregueira
















Serra da Carregueira
Património Natural da Região de Lisboa!
Com um património único (vários habitats protegidos
e muitas quintas históricas), a Serra da Carregueira
é uma das áreas florestais maiores da zona Norte
da AML (Área Metropolitana de Lisboa) e uma das
suas mais importantes reservas de água (é na Carregueira
que se localizam a maioria das nascentes do Aqueduto das
Águas Livres e nascem os principais cursos de água da
região entre Amadora e Sintra).

A Serra da Carregueira está classificada como
Área Nuclear para a Conservação da Natureza
(RCM 68/2000), mas apesar disso, está actualmente
a ser alvo de pressões para a urbanização.

Ajude a evitar que este importante Pulmão Verde
seja comprometido.

Colabore e assine a petição on-line em
http://www.serra-carregueira.web.pt/