quarta-feira, setembro 27, 2006

Ribeira da Falagueira ganha novas formas de vida animal

Uma das situações já detectadas pelos patrulheiros tem a ver com as novas formas de vida que têm surgido bem no coração do Parque Aventura. No troço da Ribeira da Falagueira que
atravessa o parque têm surgido patos e cágados. Os primeiros deslocaram-se do Parque « Central, os outros foram ali colocados pelos próprios utilizadores daquela área de lazer. Todavia, o fenómeno que mais tem espantado as pessoas que por ali passeam foi o surgimento, nos últimos meses, de centenas de pequenos peixes. "Alguém colocou aqui alguns peixes e estes têm desovado a um ritmo incrível. Já são às centenas...", explica ao JR José Carlos Dinis, morador num dos prédios próximos do parque. Contudo, segundo este morador, "muitos destes peixes têm morrido porque acabam por ficar presos no último lago, antes das grades que separam o troço aberto e o fechado da ribeira, e tentam subir um pequeno muro de cimento, nadando contra a corrente". Agradavelmente surpreendido com a existência desta nova forma de vida n ribeira, o vereador Gabriel Oliveira garantiu ao morador que a Câmara Municipal vai tentar encontrar uma solução para que os pequenos peixes não fiquem ali presos.

In Jornal da Região - Edição 50 - 26 Setembro a 2 Outubro 2006

Reformados e Idosos têm missão de patrulhar jardins

Manuel de Oliveira e José Soares são dois dos dez patrulheiros que, desde a passada segunda-
feira, têm comomissão vigiar os parques da Amadora. Depois de em 1998 ter lançado o projecto dos patrulheiros nas escolas, a Câmara Municipal avançou agora com uma outro iniciativa inovadora: os patrulheiros nos jardins. Este projecto, que contribui igualmente para a integração na vida activa das pessoas idosas e para a criação de laços afectivos entre os mais velhos e os jovens, tem por objectivos centrais evitar a degradação das zonas verdes e dos equipamentos.
Uma missão que é conseguida através de uma postura pedagógica de sensibilização dos utentes para a correcta utilização dos equipamentos e para a necessidade de preservar a higiene dos espaços, nomeadamente, por parte dos detentores de animais de estimação. "Temos alertado as pessoas para este problema e, de um modo geral, elas têm acatado os nossos conselhos", realça José Soares, que aos 51 anos encontrou nesta iniciativa uma forma de manter hábitos saudáveis. "Ao patrulhar os jardins estou em contacto com a natureza e, ao mesmo tempo, pratico algum desporto através das caminhadas", explica. Também Manuel de Oliveira, reformado, com 59 anos, encontrou nesta actividade uma forma de ganhar mais algum dinheiro, mas também uma de ocupar os seus tempos livres. "Não sou pessoa de andar por aí pelos cafés ou pelas tascas",
revela. Entusiasmado com a sua nova missão, lá vai explicando que "é importante cuidar de um espaço que é de todos". Por exemplo, ainda esta semana, "informei os serviços da câmara que algumas mesas têmtábuas partidas e que, ao final da tarde, costumam aparecer por aí vários cães vadios", acrescenta. Além disso, apesar de maior parte das crianças que utilizam estes parques estarem acompanhadas pelas famílias, "estamos sempre atentos e de olho nas brincadeiras, para que não se magoem", realça o patrulheiro. Este projecto surgiu em virtude da necessidade acrescida de fiscalização das muitas zonas verdes equipadas do concelho, onde
se verifica elevada intensidade de utilização. A acção de fiscalização, que conta com a participação de dez patrulheiros, decorre entre as 9 e as 20 horas, no Verão, e das 9 às 18 horas,
no Inverno. Numa primeira fase, o projecto abrange o Parque Aventura, a IlhaMágica do Lido e o Parque da Fantasia, no Borel. Numa segunda fase, que deve estar implementada até final do próximo ano, o projecto vai estender-se ao Jardim dos Aromas, ao Parque Central e a outros espaços de menor dimensão. Mas, se a segurança diurna dos jardins está garantida através da presença dos patrulheiros, que contam com a colaboração da PSP e da Polícia Municipal, no período nocturno a vigilância será assegurada através de videovigilância. "O concurso está a decorrer e até ao final do ano as câmaras vão ser colocadas em quatro parques: no Jardim Luís
Vaz de Camões, na Brandoa, no Parque Aventura, na Ilha Mágica e no Parque da Fantasia", explica Gabriel Oliveira, vereador responsável pela gestão dos espaços verdes na autarquia.

Por Silvia Rodrigues In Jornal da Região - Edição 50 - 26 Setembro a 2 Outubro 2006

Novos desafios ambientais

A remoção dos lixos e a limpeza pública são duas das prioridades ambientais que a Câmara
Municipal da Amadora definiu para o próximo ano. Para tal, é necessário um conjunto de investimentos, revelados pelo vereador Eduardo Rosa no seminário sobre Gestão de Resíduos,
Ambiente e Qualidade de Vida, promovido no passado fim-de-semana, pela Junta de Freguesia de S. Brás. "Durante este ano e no próximo vamos investir para cima de dois milhões de euros na aquisição de meios mecânicos para recolha dos lixos e dos recicláveis", adianta o responsável. Isto porque a autarquia não quer "recolher mais lixo mas fazê-lo de melhor modo". "Temos que melhorar a quantidade de lixo que recolhemos selectivamente", frisa. No âmbito desta estratégica, ainda este ano, o número de unidades de recolha selectiva espalhadas
pelo concelho vai aumentar de 600 para 750. "Vamos colocar 80 ecopontos em todo o concelho e esperamos, até ao final do próximo ano, ter um equipamento destes por cada 500 habitantes", acrescenta o vereador responsável pelo pelouro daHigiene Urbana na câmara. Outra das prioridades neste campo passa por privilegiar a deposição de lixos em contentores semi-enterrados, mais conhecidos por molok's. Actualmente existem 540 equipamentos do género espalhados por todo o concelho, mas, até final de Dezembro, vão ser 669. Num espaço de dois anos, a autarquia espera chegar ao número redondo do milhar porque "os molok's têm uma capacidade superior e aumentam a qualidade de vida das pessoas, até porque não têm cheiros", justifica Eduardo Rosa. Para que estes investimentos tenham sucesso, a autarquia vai também lançar, no primeiro semestre de 2007, uma forte campanha de sensibilização junto da população.

In Jornal da Região - Edição 50 - 26 Setembro a 2 Outubro 2006

quinta-feira, setembro 14, 2006

Amadora sem rumo para uma mobilidade sustentável

A Câmara Municipal da Amadora não faz parte do grupo de cidades e vilas portuguesas que irão celebrar a Semana Europeia da Mobilidade. Desconhece-se quaisquer medidas ou projectos camarários sobre mobilidade sustentável no concelho da Amadora. A autarquia ainda não respondeu favoravelmente aos pedidos de centenas de cidadãos que solicitaram a instalação de parques de estacionamento e a implementação de outras medidas pró bicicletas no concelho.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Semana Europeia da Mobilidade - 16 a 22 de Setembro


De 16 a 22 de Setembro 2006 realiza-se a Semana Europeia da Mobilidade. Durante uma semana os cidadãos europeus são convidados a participar em actividades dedicadas à mobilidade sustentável e a reflectir sobre o impacto do uso do automóvel particular na qualidade do ambiente. O tema deste ano é: "alterações climáticas".

A Secretaria de Estado dos Transportes culpou o uso excessivo do automóvel pela ineficiência ambiental e pelo incumprimento das metas de Quioto em Portugal. Ver artigo completo

A Semana Europeia da Mobilidade é também uma oportunidade para municípios apresentarem medidas sobre mobilidade urbana, como por exemplo: criação de zonas pedonais, criação de ciclovias, acalmia do tráfego automóvel, criação de faixas BUS, serviço de aluguer de bicicletas, criação de parques de estacionamento para bicicletas, etc.

domingo, setembro 10, 2006

Regresso à Escola e ao Trabalho... de Bicicleta!

Agora que o período de férias está a chegar ao fim e a escola e o trabalho começam para a grande maioria, sugerimos que regresse à escola e ao trabalho de bicicleta.

1. Mantenha-se saudável e em forma
Andar
de bicicleta é um excelente exercício cardiovascular. Mantenha-se em forma através das suas deslocações e sem ter de pagar uma mensalidade.

2. Poupe tempo
Em pequenas distancias a bicicletas é muitas vezes mais rápida que o automóvel evitando o transito e a perda de tempo a procurar estacionamento. Portugal é o país da Europa onde as pessoas mais esperam pelo transporte público. Pare de esperar e desesperar pelo próximo autocarro. A bicicleta pode ser uma excelente alternativa.

3. Poupe dinheiro
Não tem de colocar combustível. Não tem de pagar seguro. Não tem de pagar estacionamento. Para quê pagar um passe social tão caro e ser mal servido? Em pequenas distancias a bicicleta ganha com grande margem.

4. Divirta-se
Conheça a sua cidade, vila ou aldeia de outra forma. Aprecie ao seu redor, em vez de estar fechado dentro do carro a refilar com outros automobilistas ou a acelerar quem nem um doido.

5. Preserve o nosso Planeta
A bicicleta não usa combustíveis fósseis, não aumentam o buraco do ozono, nem emite poluentes tóxicos e mortais.

Veja aqui reportagem da SIC sobre pessoas que vão de bicicleta para o trabalho.


Veja aqui reportagem da RTP1 sobre pessoas que usam bicicleta no seu dia-a-dia

sábado, setembro 09, 2006

Belém-Trancão, um corredor verde para Lisboa - 17 Setembro


No próximo dia 17 de Setembro o GEOTA organiza a 3ª edição do "Belém - Trancão, um corredor verde para Lisboa". Com esta iniciativa pretendemos reunir muita gente que defenda a criação de um corredor verde na zona riberinha de Lisboa. É uma zona plana, onde se poderia tirar partido do magnífico estuário, património construído, cultural, etc. Mas para isso, é preciso criar condições para que se possa em segurança e conforto circular a pé, de bicicleta, de skate, patins, etc.

A bicicleta é um modo de deslocação ambientalmente adequado e mais saudável.

Mais informações em http://belemtrancao.no.sapo.pt e www.geota.pt

Passeio de Bicicleta dia 17 Setembro - FPCUB


Passeio de Bicicleta "Lisboa Ciclável" integrada na "Semana Europeia da Mobilidade"
17 de Setembro de 2006
LISBOA - Praça do Município - 9:30h

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta organiza a 17 de Setembro um passeio, por Lisboa, reivindicativo de condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades.

Em 2006 a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, tem o objectivo de «facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos em relação à mobilidade, em particular no que se refere à utilização do automóvel».

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica. As inscrições são gratuitas. Este evento tem como objectivos gerais:
• Divulgar, promover e dar a conhecer Lisboa através da bicicleta;
• PROMOVER A UTILIZAÇÃO DA BICICLETA como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer para as pequenas deslocações pendulares: casa - trabalho ou casa – escola;
• Chamar a atenção para a temática das alterações climáticas.

Ao promover a bicicleta a FPCUB tem contribuído para o fomento da sua utilização e consequentemente para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, uma orientação da política de ambiente da União Europeia, nomeadamente ao nível da adopção de medidas destinadas a reduzir a contribuição do sector dos transportes para as alterações climáticas. Se quisermos contribuir para a diminuição do trânsito automóvel e melhorar o ambiente das cidades há que criar condições seguras para a bicicleta (e também para o andar a pé) e fomentar o uso dos transportes colectivos (tornando-os cada vez mais eficientes, práticos, frequentes, seguros e confortáveis). Por outro lado tanto a Comissão Europeia como a OMS (Organização Mundial de Saúde) dão importância e aconselham a utilização da bicicleta, nas suas diversas vertentes, como contributo para a saúde física e mental das populações.

SERÁ SORTEADA UMA BICICLETA TODO-O-TERRENO! (SCOTT ATACAMA)

INSCRIÇÕES fpcubicicleta@sapo.pt

sexta-feira, setembro 08, 2006

Eco-Iniciativas para o Fim-de-Semana na Amadora


Fotografias desta acção de sensibilização ambiental.

9 de Setembro 2006 (Sábado)
Acção de Sensibilização Ambiental
Insufláveis para os mais novos
Teatro de Marionetas

horário: das 10h00 às 12h30
local: Polidesportivo de São Brás
org.: JF de São Brás em parceria com a Valorsul

9 de Setembro de 2006 (Sábado)
Acção de Sensibilização Ambiental
S. Brás em Movimento” – Dança,
Ginástica, Alongamentos e Postura para todos
horário: das 15h00 às 18h00
local: Jardim António Macedo
org.: JF de São Brás em parceria com a Valorsul e o Professor André Pinheiro

10 de Setembro de 2006 (Domingo)
Passeio Cicloturista
horário: 09h00 às 12h00
local: Concelho da Amadora
org.: G. Cicloturismo Estrela da Amadora
Mais informações contactar JF da Falagueira


A Junta de Freguesia de São está de parabéns pela sensibilidade que tem mostrado acerca das questões ambientais e pela sua capacidade de realizar iniciativas.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Os Corvos e Boss AC na Amadora

- Concerto -
Os Corvos

8 de Setembro - 21h30

Parque Central da Amadora (junto à estátua de José Afonso)

- Concerto -
Boss AC

9 de Setembro - 21h30

Parque Central da Amadora (junto à estátua de José Afonso)


Programa de Festas do Concelho da Amadora - 2006

terça-feira, setembro 05, 2006

Associação ANIMAL lança 3 grandes campanhas

Cidade Anti-Touradas em Portugal
Ajude a ANIMAL a criar cidades livres de touradas

Animais Excepcionais
Conheça melhor os animais utilizados com fins alimentares

Seja Vegetariano
Descubra os benefícios de uma alimentação vegetariana

sábado, setembro 02, 2006

Operação de Limpeza no Casal da Boba

Uma excelente iniciativa a seguir por outras juntas de freguesia da Amadora

Na manhã de hoje decorreu no Casal da Boba uma acção de limpeza e sensibilização ambiental. A Junta de Freguesia de São Brás, em parceria com a Associação Cavaleiros de São Brás, percorreu as várias artérias deste bairro apanhando o lixo que alguns moradores lançam para o chão e jardins. Com o lema "Uma Freguesia Limpa é uma Freguesia que Sujamos Menos", crianças, jovens e adultos procuraram dar um aspecto mais bonito e saudável ao bairro. Aos mais novos foi também explicado que existem vários caixotes para cada tipo de lixo - vidro, papel, embalagens e pilhas. O próprio Presidente da Freguesia de São Brás, Amílcar Martins, esteve presente e colaborou activamente na limpeza do bairro.

A Junta de Freguesia de São Brás irá realizar durante o mês de Setembro várias iniciativas de cariz ambiental. Para mais informações veja o Programa de Festas do Concelho da Amadora - 2006

sexta-feira, setembro 01, 2006

2ª Edição do Amadora Extreme Cup reúne os melhores atletas nacionais

O Skate Parque da Ilha Mágica do Lido, na Amadora, prepara-se para receber os melhores
atletas nacionais.


O Radical Skate Clube e a Câmara Municipal de Amadora, em parceria com a conceituada marca, Vision Street Wear, apresentam o II Amadora Extreme Cup, no próximo Sábado, dia 9 de Setembro.

Esta é a única prova nacional disputada em duas vertentes: Street, a mais conhecida em todo o mundo e que procura simular os obstáculos urbanas e Bowl’s, que são rampas que procuram imitar piscinas vazias de fundo redondo, adaptadas à prática de Skate.

A prova está inserida nas comemorações das Festas da Cidade, que por tradição recebe sempre competições de desportos radicais. O II Amadora Extreme Cup tem início previsto às 14 horas. A competição é aberta a todos os atletas de skate, que deverão inscrever-se no dia e local da prova entre as 10h e as 12h.

O II Amadora Extreme Cup é uma organização do Radical Skate Clube e da Câmara Municipal de Amadora, com o apoio da Vision Street Wear, Fidelity e Skatebyte.com.

A entrada ao público é gratuita.

In Infodesporto.pt