terça-feira, julho 24, 2007

Jornal da Região: Edição da Amadora de 25 de Julho de 2007


Destaques:

Brandoa exige melhores transportes

Ateliê de Vida Marinha no Centro de Ciência Viva da Amadora

Novo parque no coração da cidade

Bairro de Janeiro ganha nova vida

Radical Skate Clube vai gerir pista de ski-skate

Entrada na cidade requalificada

Duas peças de teatro na Amadora pela Companhia da Obesidade

Ver notícias

segunda-feira, julho 23, 2007

Casal da Mira com nova primária, jardim-de-infância e creche no próximo ano lectivo

Amadora, Lisboa, 19 Jul (Lusa) - O carenciado bairro do Casal da Mira, na Amadora, vai ter, no próximo ano lectivo, uma nova escola do primeiro ciclo com jardim-de-infância e creche, um investimento superior a dois milhões de euros integrado num parque urbano.

O novo equipamento, cuja construção foi aprovada quarta-feira pelo executivo camarário, terá um pavilhão polidesportivo e dez salas destinadas ao ensino primário, ficando disponíveis quatro e três salas, respectivamente, para o jardim -de-infância e a creche. A obra, avaliada em cerca de 2.298.000 euros, será financiada pela construtora Saguibelas e pela Companhia Portuguesa de Hipermercados, no âmbito de um protocolo celebrado com a Câmara da Amadora. Na reunião de quarta-feira, a autarquia aprovou também a requalificação paisagística da área envolvente do Bairro de Janeiro, num valor superior a 628.000 euros. Segundo explicou à Lusa o vereador responsável pelos Espaços Verdes, Gabriel Oliveira, o concurso relativo ao projecto deverá ser adjudicado em Dezembro e as obras deverão durar sete meses. O novo espaço junto ao Bairro de Janeiro terá 75.000 metros quadrados e incluirá uma área para idosos (junto à Universidade da Terceira Idade), zona para bebés e crianças e um circuito urbano de atletismo, bem como 150 lugares de estacionamento, contando sempre com uma densa arborização.

Fonte: Guia de Portugal

Amadora: Novo parque temático com jangadas e labirintos abre no final de 2008

Amadora, Lisboa, 20 Jul (Lusa) - Um lago com jangadas e gaivotas, labirintos e "aranhas" gigantes para exercitar a agilidade compõem o "mundo mágico" do futuro "Fun Park" da Amadora, um investimento de dois milhões que deverá abrir portas no final de 2008.

Segundo explicou à Lusa o vereador responsável pelos Espaços Verdes na autarquia, Gabriel Oliveira, o novo espaço vai resultar de um reordenamento de duas zonas distintas do Parque Central, na freguesia de Mina, que serão ligadas e vão passar a integrar a Avenida dos Bombeiros Voluntários, totalizando 65 mil metros quadrados, dedicados especialmente aos mais novos. Em torno do "Parque Central - Fun Park", haverá uma nova via externa com 140 lugares de estacionamento e com pontos de paragem de autocarros, junto a prédios residenciais, uma repartição de finanças e uma estação de correios. "É um parque temático completamente diferente, fantástico e nunca visto por aqui, que só traz vantagens para os residentes, comerciantes e visitantes", afirmou Gabriel Oliveira, admitindo ter "grandes expectativas" face a este espaço. "Vamos ter áreas para as crianças brincarem com equipamentos excelentes e originais, uma zona de restauração com livraria, onde as pessoas podem passar uma tarde inteira, e o lago vai ser uma das principais atracções, com barcos de piratas, jangadas e gaivotas", apontou. Circuitos de atletismo, equipamentos de manutenção física e um campo multiusos com tapete sintético completam o restante espaço do parque, cuja abertura está prevista para Dezembro de 2008, "se tudo correr bem". A entrada será gratuita, embora a autarquia pondere a possibilidade de vir a cobrar a utilização de alguns equipamentos.

Fonte: Guia de Portugal



terça-feira, julho 17, 2007

Dois concertos a não perder na Amadora!

Deolinda
Sábado, 21 de Julho, 21h30
Amadora, Recreios da Amadora, junto à estação de comboios

Ouça aqui Deolinda


Azevedo Silva
Domingo, 22 de Julho, 16h00
Amadora, TOCA (Taberna Ocupada pela Cultura da Amadora), junto aos Bombeiros e ao Externato Verney

Ouça aqui Azevedo Silva






segunda-feira, julho 16, 2007

Para desmistificar a má imagem da Amadora

Arte de rua - Edifício dos Cabos de Ávila - Alfragide
Foto de Guspim

Os céus da Brandoa vistos de Alfornelos

Fogo de artifício em Alfornelos
Fotos de Jo_Campos

Fórum Luis de Camões - Brandoa
Foto de Zergus_zl

Garças na Amadora
Foto de *L

Habitações e Campos de Ténis - Alfornelos
Foto de Neftos

Parque Central

Linhas do Comboio no centro da Amadora

Igreja Matriz da Amadora

Parque Central

Casa Roque Gameiro - Venteira
Fotos de Portuguese Eyes


Feira de Artesanato da Amadora
Foto de Maniart07


Arte Urbana
Foto de Caboindex


Centro de Ciência Viva da Amadora, instalado na Casa Aprígio Gomes
Foto de Anabananasplit


Agenda Cultural da Amadora



Destaques


Aprender Crioulo
Quarto sábado de cada mês
Das 11.00H às 13.15H

18 de Julho
Actividade de Rua - Jogos Tradicionais de África – Moto Kumapiri (Fogo na Montanha)
HORÁRIO: 15.00H

Música - Deolinda
21 de Julho
21.30H
Bilhetes: €5

Ver Agenda Cultural completa

Associação Amadora Viva promove pequeno comércio

Com o objectivo de desenvolver actividades de promoção e requalificação do comércio local do centro da cidade, a Câmara Municipal da Amadora (CMA) e a associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora (ACECOA) criaram a associação Amadora Viva. Segundo os comerciantes, este projecto já deveria ter arrancado há mais tempo, tendo em conta que foram saindo da zona as chamadas lojas âncora que atraem mais clientela ao centro. Para dinamizar as pequenas actividades económicas será realizado um plano de marketing, serão promovidas animações de rua e prestados serviços gratuitos, como a formação ou consultoria para a realização de projectos.

Ler notícia completa



Projecto de reconversão da Cova da Moura está parado


Foi anunciado com pompa e circunstância em Novembro passado, numa cerimónia que contou com a presença de ministros e secretários de Estado dos sete ministérios que estão envolvidos no processo mas, oito meses depois, o projecto de reconversão do Alto da Cova da Moura, na Amadora, está parado por falta de verbas e dificuldades de gestão.

Ler notícia completa

Amadora: Cidade amiga das Crianças


Treze municípios portugueses estão disponíveis para ouvir as crianças antes de definirem passos políticos. O projecto foi criado pela UNICEF e coloca os direitos dos pequenos cidadãos em primeiro lugar.

Um destes municípios é a Amadora.

Ler notícia completa