terça-feira, janeiro 08, 2008

AMADORA EMPREENDE - Programa Municipal de Empreendedorismo Social

A Câmara Municipal da Amadora aprovou o Programa Municipal de Empreendedorismo Social – Amadora EMPREENDE, que se reveste de carácter experimental e se estabelece para o horizonte temporal 2008-2009.

O Amadora EMPREENDE tem como objectivo central a identificação de ideias viáveis de negócio e a facilitação dos seus percursos concretizadores, prevendo como resultado a criação de Empresas, Cooperativas ou projectos de carácter produtivo no âmbito do tecido associativo do Município da Amadora, que promovam a capacidade concretizadora dos jovens e a mobilidade e a inclusão dos públicos em situação de fragilidade social.

O objectivo geral deste Programa desdobra-se em quatro objectivos estratégicos: Empreendedorismo Jovem, Empreendedorismo de Activos e Desempregados, Acções facilitadoras e Capacitação e Desenvolvimento.

A Autarquia deliberou também sobre o Plano de Acção para 2008/2009 e aprovou ainda a minuta do protocolo relativo à implementação do Projecto de Incubadora Quick, que materializa o objecto 1 (Empreendedorismo Jovem), do programa referido.

O Projecto Quick tem como conceito-base a criação de uma plataforma de contacto entre os jovens com potencial empreendedor, a autarquia, a universidade (ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, através do Uniaudax – Centro de Investigação e apoio ao Empreendedorismo e às Empresas Familiares) e o meio empresarial.

Tem ainda como objectivos atrair, fixar e desenvolver o capital humano jovem do município da Amadora; desenvolver a iniciativa empreendedora dos jovens e apoiar as melhores ideias de negócio, privilegiando a inovação e as actividades de elevado valor acrescentado inseridas na sociedade do conhecimento.

Visa ainda garantir o acesso (em igualdade de oportunidades, nomeadamente nas dimensões do género, condição social, origem cultural, étnica, religiosa, grau de instrução ou outras) dos jovens a meios materiais e logísticos gratuitos que lhes permitam desenvolver com sucesso as suas iniciativas empresariais durante um período inicial.

Fonte: Blog Amadora - Sempre em Movimento

1 comentário:

Vila Chã disse...

SMAS de Oeiras e Amadora criam linhas telefónicas para alertas sobre roturas e atendimento ao cliente

http://www.destak.pt/artigos.php?art=6980