domingo, julho 17, 2005

Amadora implementa recolha selectiva de matéria orgânica

A Câmara Municipal da Amadora iniciou um projecto de recolha selectiva de matéria orgânica para valorização, que será enviada para a estação de tratamento e valorização orgânica, da responsabilidade da Valorsul, situada na freguesia de São Brás.

Numa primeira fase, a matéria orgânica será recolhida em cantinas públicas e privadas, mercados municipais e supermercados, informa a autarquia em comunicado. Para o efeito, estão a ser distribuídos gratuitamente contentores para a colocação de matéria orgânica a todos os estabelecimentos aderentes, bem como um conjunto de instruções de deposição dos resíduos.

A Câmara da Amadora salienta que este processo permitirá que dos restos de comida, dos excedentes de fruta e produtos hortícolas e das flores seja produzido um composto destinado à agricultura como fertilizante, além de permitir a produção de energia que será encaminhada para a rede geral eléctrica.

Para a concretização deste projecto, a autarquia contou com a colaboração da Valorsul, por via do programa ambiental Valor +, nomeadamente ao nível da sensibilização de todos os produtores aderentes e da cedência de equipamentos de deposição e de transporte.

Tendo em vista a melhoria das condições de recolha e transporte de resíduos sólidos , vão ainda ser colocados, a partir do dia 11 de Abril, mini-ecopontos em todas as escolas do município. Paralelamente, serão colocados na Amadora mais 38 ecopontos para a recolha selectiva de papel, cartão, vidro, embalagens e pilhas, também com a colaboração da Valorsul.

Sem comentários: