terça-feira, junho 20, 2006

Festa do KOLA Sam DJOM no Alto da Cova da Moura

Sábado, 24 de Junho 2006

Inauguração do

"Roteiro das Ilhas"

Festa do KOLA Sam DJOM

no Alto da Cova da Moura


Vimos convidar-vos para a inauguração do "Roteiro das Ilhas", sugerindo degustarem nos restaurantes a sua culinária africana e conhecer a arte dos cabeleireiros. A inauguração será ás 13h.


Contactem o "Sabura", que organiza os percursos guiados na Cova da Moura, onde serão recebidos pelos tamboreiros que festejam, neste dia o Kola Sam Djom no bairro.


O Kola Sam Djom é uma festa tradicional das Ilhas de Cabo Verde, em especial de S. Antão e de S. Vicente, mas já transpôs fronteiras e já se tornou uma festa de todos nós.


Entreposto de escravos, as 10 ilhas de Cabo Verde, inóspitas, foram berço de um cruzar de culturas, cuja afirmação se pode aperceber no testemunho popular do Kola Sam Djom.


Os barcos que animam o Kola, podem representar as caravelas portuguesas da epopeia dos descobrimentos, mas também têm muito de barcos de pirataria, dos piratas e felibusteiros que assolaram, com frequência as ilhas de Cabo verde, como o célebre Drake – que saqueou e destruiu a mais antiga Capital do Arquipélago, a Ribeira Grande, hoje conhecida como Cidade Velha.


O barco é construído e decorado com muito carinho e imaginação, e nele se fará transportar um capitão que vai simular o balancear sobre as ondas e tempestades, ao ritmo frenético dos tambores e das mulheres que se chocam numa dança erótica.


Os arcos coloridos, os rosários exemplos de criatividade e as roscas que se oferecem, fazem com que a memória da festa não se tenha perdido no tempo e continue hoje, viva na diáspora Cabo-verdiana como uma forte expressão cultural.


A tarde, o encontro, com os capitães dos barcos, os tamboreiros e as koladeiras, iniciar-se-á na Ass. Cult. Moinho da Juventude , Travessa do Outeiro 1, Alto da Cova da Moura, Buraca às 17h.


Das 13 às 14:30h

· Inauguração do "Roteiro das Ilhas" - reserva o seu almoço (€7,5) num dos restaurantes da Cova da Moura

Das 17 às 20h;

Cortejo pelo bairro

· Passagem pela Associação de Moradores e pelo Centro Social da Paroquia

· Paragem na Associação, Clube Desportivo

Das 17 às 22h;

Esplanada em frente ao Moinho da Juventude

· Arraial (comida, bebida, roupa em 2ª mão) organizado pel@s formand@s

· Grupo de dança "Wonderfull Kova M"

· Grupo de ginástica "Traquinas azuis"

· Actuação do novo grupo musical "Nu Kontra Li"

Das 17 às 20h;

Sala polivalente

  • Video: Kola San Jon 1991
  • DVD: "Djunta Mo—Kova M"
  • DVD: Postais do Cabo Verde
    Realização: Rui Simões

As 20 h; Esplanada em frente do Moinho

· Partilhamos 2 panelas gigantes de cachupa


Estamos certos que virão participar na nossa Festa, que é uma Festa da Interligação com a Natureza, com as Pessoas; uma Festa de Partilha e de Fraternidade, testemunho de uma comunidade trabalhadora, solidária, alegre, também sofredora, que se insere no seio da sociedade portuguesa com toda a sua cultura e a sua diferença.

Esta Festa é um testemunho da riqueza e criatividade dos moradores, a mesma criatividade com que, com muito trabalho e sacrifício, construíram o seu Bairro que não querem ver destruído com toda a riqueza da sua vida comunitária.


Bemvindos


Associação Cultural Moinho da Juventude

Travessa do Outeiro, 1

Alto da Cova da Moura—Buraca

2720-575 Amadora

Tel. 214971070

Fax. 214974027

E-mail: acmoinhojuventude@mail.telepac.pt
Site: redeciencia.educ.fc.ul.pt/moinho

Sem comentários: