quinta-feira, outubro 06, 2005

Avaliação Programas Ambientais para a Amadora

Ambiente e Eleições na Amadora


BE – Bloco de Esquerda

Avaliação: Foi a primeira força política a responder e disponibilizar as suas propostas ambientais. Apresenta ideias concretas e corajosas no campo ambiental (destaque para a criação de mercado de agricultura biológica e instalação de paineis solares em escolas e outros edifícios municipais), assim como na política de transportes (destaque para a extensão do metro até S. Brás e a criação ciclovias no concelho). Como já nos habituou, o BE assume-se como uma força política que assume seriamente a causa ambiental.

Avaliação Global: BOM +
Programa eleitoral: http://www.bloco-amadora.org/


CDU – Coligação Democrática Unitária

(Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes)
Avaliação: Foi a segunda força política a apresentar as suas propostas ambientais. A CDU aposta na criação de zonas verdes e na melhoria da limpeza pública. Defende a construção do Electrico Rápido entre Oeiras e Loures, que passaria por várias zonas a sul e norte do concelho da Amadora, entre outras medidas. Estando Os Verdes nesta coligação e tendo o PCP estado na autarquia durante vários anos, achamos que o programa poderia ser mais profundo e inovador.

Avaliação Global: Razoável
Programa eleitoral: http://cduamadora.net/


PS – Partido Socialista
Avaliação: Tal como os restantes partidos, o PS foi contactado em Agosto e nessa altura foi solicitado o programa eleitoral, nomeadamente as propostas ambientais para o concelho. Foi a última força política a apresentar o pretende a nível ambiental para a Amadora – apenas respondeu durante esta semana. Entre as várias propostas, destacamos a criação de mais zonas verdes, assim como a construção de metro ligeiro de superfície que traria melhor mobilidade intra e inter concelhos. É preciso não esquecer que durante estes 8 anos, a autarquia, gerida pelo PS, negligenciou totalmente a limpeza pública do concelho.

Avaliação Global: Razoável
Programa eleitoral (está vazio): http://joaquimraposo.com/


AD – Aliança Democrática pela Amadora
(Partido Social Democrata, CDS – Partido Popular e Partido Popular Monárquico)
Avaliação: O candidato da AD, António Neto da Silva previligiou um contacto personalizado e mostrou-se disponível para ouvir os Ambientalistas da Amadora numa reunião por ele solicitada. Apresenta um programa que dá prioridade à limpeza urbana e aposta na criação de mais zonas verdes, uma ciclovia de forma a ligar o centro do concelho ao Parque Florestal do Monsanto e uma quinta pedagógica, entre outras medidas. O programa ambiental da AD foi uma agradável surpresa.

Avaliação Global: Bom +

Programa eleitoral: http://www.ad-amadora.com/


Esperamos que este texto possa ter ajudado todos os cidadãos da Amadora que, preocupando-se com os problemas ambientais do concelho da Amadora, queiram previligiar, através do seu voto nas eleições de próximo domingo, as forças políticas que mehor defendam esta causa.

2 comentários:

odete pinto disse...

É muito estranho. Se a coligação PSD/CDS está de facto preocupada e propôe soluções Bom+ para a limpeza e higiene urbana, por que razão, em Alfragide, a Junta de Freguesia é a única que:
1. não aceita a descentralização da limpeza e higiene urbana (só há 1 pessoa em Alfragide Norte e 1 pessoa em Alfragide Sul, a varrer as ruas (que são camarários e estão sediados na Buraca);
2. não aceita o veículo-varredor que a Câmara disponibilizou (1 para cada freguesia);
3. chumba sempre as nossas propostas no que se refere aos detritos caninos.

É, de facto, muito estranho...

Anónimo disse...

Pus a ligação para o Ambientalistas da Amadora no Terra Viva!

abraço,
LF
http://terraviva.weblog.com.pt/