Esta acção de sensibilização ambiental deriva das conclusões retiradas da primeira edição do Parlamento Infantil, uma das acções do Projecto “Parcerias com Agentes Locais para a Participação e Cidadania”, que tem como objectivo levar as crianças da zona Urban a reflectir sobre a cidade e promover acções conjuntas em parceria com as escolas e com a Câmara Municipal da Amadora.
Para o efeito, o Programa disponibilizou a verba de sete mil e quinhentos euros.
Após o contacto com quatro escolas do 1.º ciclo do ensino básico da zona URBAN (Cova da Moura, Condes da Lousã, Padre Himalaia e Alice Vieira), os vários professores trabalharam com os seus alunos, em contexto de sala de aula, as propostas que seriam posteriormente apresentadas na sessão do Parlamento Infantil. Definidas as matérias, foram eleitos, pelos colegas, dois alunos por turma, que tomariam depois os lugares de “deputados” e seriam os responsáveis pela apresentação e defesa das suas propostas.
As diversas propostas apresentadas pelos alunos abarcavam temas tão distintos como o ambiente (a maioria), a saúde (onde se propunha alertar para a obesidade infantil), a falta de equipamentos desportivos em condições, para a ocupação de tempos livres e a construção de uma piscina desportiva, questões consideradas essenciais por quem, como estas crianças, vive numa área considerada crítica como a zona URBAN e que abarca parte das freguesias da Damaia e da Buraca, que abrange igualmente alguns bairros degradados como a Cova da Moura e a Estrada Militar da Damaia.
A definição desta iniciativa, por parte da CMA, tinha como objectivo principal potenciar a participação e cidadania dos alunos, levar as crianças a despertar a sua sensibilidade e consciência críticas, alertar para a noção de responsabilidade de gerir uma verba, além de tentar perceber, de forma directa, o que pensam e sentem estas crianças.
O Programa de Intervenção Comunitária Urban II – Amadora (Damaia-Buraca) intervém de forma integrada nas áreas da requalificação urbana, criação de espaços verdes e desenvolvimento social.
A área de intervenção compreende cerca de 20 000 habitantes da Damaia e da Buraca, incluindo os bairros da Cova da Moura e Estrada Militar da Damaia.
Esta iniciativa será uma oportunidade para contactar de perto com os beneficiários directos do Programa e constatar os aspectos positivos dos vários projectos em curso.
Sem comentários:
Enviar um comentário