sábado, setembro 09, 2006

Passeio de Bicicleta dia 17 Setembro - FPCUB


Passeio de Bicicleta "Lisboa Ciclável" integrada na "Semana Europeia da Mobilidade"
17 de Setembro de 2006
LISBOA - Praça do Município - 9:30h

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta organiza a 17 de Setembro um passeio, por Lisboa, reivindicativo de condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades.

Em 2006 a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro, tem o objectivo de «facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos em relação à mobilidade, em particular no que se refere à utilização do automóvel».

Para participar basta apenas uma bicicleta – BTT, citybike ou convencional e vontade de conhecer Lisboa de uma forma saudável e ecológica. As inscrições são gratuitas. Este evento tem como objectivos gerais:
• Divulgar, promover e dar a conhecer Lisboa através da bicicleta;
• PROMOVER A UTILIZAÇÃO DA BICICLETA como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável, quer como meio de lazer, quer para as pequenas deslocações pendulares: casa - trabalho ou casa – escola;
• Chamar a atenção para a temática das alterações climáticas.

Ao promover a bicicleta a FPCUB tem contribuído para o fomento da sua utilização e consequentemente para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, uma orientação da política de ambiente da União Europeia, nomeadamente ao nível da adopção de medidas destinadas a reduzir a contribuição do sector dos transportes para as alterações climáticas. Se quisermos contribuir para a diminuição do trânsito automóvel e melhorar o ambiente das cidades há que criar condições seguras para a bicicleta (e também para o andar a pé) e fomentar o uso dos transportes colectivos (tornando-os cada vez mais eficientes, práticos, frequentes, seguros e confortáveis). Por outro lado tanto a Comissão Europeia como a OMS (Organização Mundial de Saúde) dão importância e aconselham a utilização da bicicleta, nas suas diversas vertentes, como contributo para a saúde física e mental das populações.

SERÁ SORTEADA UMA BICICLETA TODO-O-TERRENO! (SCOTT ATACAMA)

INSCRIÇÕES fpcubicicleta@sapo.pt

Sem comentários: