segunda-feira, setembro 10, 2007

Amadora volta a comemorar a Semana Europeia da Mobilidade

Depois de alguns anos com uma associação tímida, a cidade da Amadora volta a participar em força na Semana Europeia da Mobilidade, a realizar, pela sexta vez, de 16 a 22 de Setembro, tendo este ano como tema transversal "Melhores ruas para todos".

Ainda bem que a CM da Amadora voltou a estar sensibilizada para este tema. Importante não esquecer que é um dos concelhos mais populosos e onde a mobilidade é uma dor de cabeça. Muito transito automóvel. Poucos autocarros que liguem as várias freguesias do concelho. Carros que invadem criminosamente os passeios.

Das actividades programadas, destaque para a restrição à circulação automóvel, no dia 16, da Av. Cardoso Lopes e da Rua Major Cândido Pinheiro, no âmbito do mesmo critério seguido pelos municípios portugueses aderentes.

E que tal começar a restringir periodicamente a circulação automóvel em certas zonas do concelho, como acontece no Terreiro do Paço? Há que criar mais oportunidades de praticar desporto, de socializar, de viver e aproveitar a cidade.

Como a Semana da Mobilidade tem por objectivo o incentivo à utilização dos transportes públicos e da bicicleta, do andar a pé e da partilha do automóvel, a Amadora vai ser palco de outras actividades.

"A implementação do prolongamento das carreiras 26 e 135 da Vimeca às Urbanizações de Vila Chã e Serra das Brancas, a inauguração de três zonas de velocida demáxima de 30 km/hora e a apresentação do novo troço da pista pedonal, em Alfornelos" são algumas das iniciativas
destacadas pelo vereador responsável pelo pelouro do Trânsito na Câmara, Gabriel Oliveira.

Boas iniciativas!

E que tal prolongar carreiras também para o bairro do Moinho do Guizo, o qual permanece esquecido e abandonado desde 2004?

E que tal construir uma rede de pistas pedonais/cicláveis que ligassem todas as freguesias do concelho, seguindo e exemplo da pista da Estrada dos Salgados?

E para quando estacionamento de bicicletas nas estações de metro e comboio da Amadora?


Sendo que um dos critérios de participação dos municípios é o lançamento de, pelo menos, uma medida que permaneça para além da Semana, a Amadora vai contribuir com várias medidas para proporcionar "melhores ruas para todos".

No âmbito do projecto "Amadora Viva", a edilidade vai apresentar o projecto relativo aos arruamentos das avenidas Santos Matos e Gago Coutinho, que vão ser devolvidas aos peões.

Excelente!

Fonte: Jornal da Região - 29-08-2007

Sem comentários: