terça-feira, setembro 11, 2007

Novo Parque Infantil na Cova da Moura - "Nu Kre Brinca"

Sorrisos e canções "de esperança" e uma "vontade de brincar sem parar" marcaram hoje a inauguração do parque infantil da Associação de Solidariedade Social da Cova da Moura, na Amadora, construído por voluntários num antigo terreno baldio.

Avaliado em 10 mil euros, o colorido "Nu Kre Brinca" destina-se aos cerca de 600 membros da instituição e a mais de meia centena de crianças inscritas nos seus projectos, incluindo diferentes equipamentos de diversão, um piso almofadado e desenhos de personagens infantis nas paredes.

Segundo contou à Lusa uma das duas educadoras que dinamizam o "Espaço Roda Viva", Anabela Pereira, a inauguração do espaço era há muito esperada pelos mais novos, que «criaram logo um mundo imaginário» e fizeram desenhos, montagens e até uma maquete sobre o parque que gostariam de ter.

«Naturalmente, o espaço que temos fica aquém daquele que seria ideal, mas as expectativas não foram em vão, eles gostaram muito e estão muito entusiasmados. Estas brincadeiras e esta animação de hoje são também de esperança, porque não tinham absolutamente nada adequado para brincar», explicou.

Uma vez que o "Nu Kre Brinca" foi subsidiado pela Fundação Montepio Geral e construído por voluntários seus associados, o tema do voluntariado esteve também presente nas actividades das crianças, «não muito cientes de que se pode dar sem receber», mas dispostos a aprender depressa.

«É muito bom ajudar as pessoas com deficiências, que vivem na rua e os meninos como nós, porque os voluntários são pessoas felizes», comentava o Carlos, de nove anos, mostrando-se muito contente por o antigo terreno baldio contíguo à associação se ter transformado num recreio como os outros.

«No outro tínhamos areia, havia muito pó e era difícil jogar à bola, mas este tem coisas muito divertidas», explicou.

A opinião foi partilhada pela Bruna, de 11 anos: «Gosto do parque porque dá mesmo vontade de brincar sem parar sem estar no meio do pó e sem nos aleijarmos».

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco e do Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, entre outras personalidades, e ficou ainda marcada pela entrega de um donativo a um jovem graffiter que participou na decoração do espaço.

Fonte: Destak 10.09.2007

Sem comentários: