quinta-feira, janeiro 12, 2006

Integração e Desenvolvimento Social no Casal da Boba

Espaço Internet no Casal da Boba, Amadora

O programa de integração e desenvolvimento social, composto por cerca de uma dezena de projectos sectoriais, levado a cabo no bairro de realojamento do Casal da Boba (Amadora) foi sujeito a uma avaliação prévia, ontem apresentada. As entidades promotoras do projecto "Geração" - a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara e o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas - responderam de imediato às propostas do relatório, que passam pela integração da escola primária local no grupo de parceiros.

A Fundação Gulbenkian que, segundo a administradora Isabel Mota, "se pode dar ao luxo de ver as melhores práticas" nos seus projectos de integração social resolveu encomendar o estudo prévio relativo ao programa que só foi para o terreno em Setembro. Luísa Valle, responsável pelo projecto "Geração" descreveu-o como forma de "evitar que o fosso entre a grande cidade e as periferias se continue a agravar".

O projecto é composto por 12 acções que passam pela formação de equipas de mediação com os jovens, ocupação dos tempos livres, apoio a mães adolescentes, formação na área de cabeleireiro ou o apoio a jovens com problemas com a justiça. As actividades envolvem parcerias com instituições locais como a associação Unidos de Cabo Verde, a Escola EB 2.3 Miguel Torga, a Misericórdia ou o Centro Social e Paroquial.

Do relatório prévio, elaborado por uma equipa dirigida pelo sociólogo Fernando Luís Machado, realçam-se os lados positivos do bairro que não apresenta "uma sensação de descontinuidade" face à cidade e que está "bem equipado". As grandes críticas apontadas foram o facto de a escola básica 1 não integrar a rede de parcerias e a "ambiguidade que perdura na definição do público alvo", que não deve ser apenas a população imigrante, mas sim "todas as famílias com dificuldades".


Raposo exige apoio do governo

Na apresentação pública do projecto "Geração", Joaquim Raposo, presidente da Câmara da Amadora, lançou um repto ao Governo do seu partido, ao exigir apoio para a gestão de creches.

O autarca socialista, à frente da autarquia desde 2001, confrontado no relatório com um "défice claro de resposta" na oferta de serviços de creche e pré-escolar, anunciou que vai propor ao ministro Vieira da Silva o apoio para a gestão de três creches já planeadas.

«Não pedimos dinheiro, apenas as mesmas oportunidades, em pé de igualdade, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para assinatura de acordos com a segurança social», disse o autarca. E acrescentou «Só assim será possível recuperar o atraso, como se fez com as salas de pré-escolar».

In Jornal de Notícias - 11.01.2006

Sem comentários: