
AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
- Assegurar uma efectiva limpeza e higiene urbanas, actuando por quadrícula e apoiando os arranjos em voluntariado. Com este objectivo tomaremos, designadamente, também as seguintes medidas:
- Criação de uma Empresa Mista de Higiene Urbana ou atribuição, em regime de concessão, do serviço de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos.
- Incremento da recolha selectiva de resíduos, aumentando os níveis de reciclagem de papel, embalagens, pilhas e matéria orgânica. Adoptar nesta matéria uma política de forte dinamismo, instalando novos ecopontos, implementando em algumas zonas da cidade um sistema de recolha selectiva porta-a-porta e apostando na sensibilização dos cidadãos.
- Unir o centro da cidade, rebaixando a linha de caminho-de-ferro e construindo à superfície a futura Alameda Central com jardim. Esta artéria assumirá um papel primordial na vida da cidade, concentrando actividades de comércio e serviços, e ligando as freguesias da Mina e da Venteira, actualmente separadas pela barreira física do caminho-de-ferro.
- Criar a Estrutura Ecológica Fundamental, que funcionará como pulmão verde do município e, em simultâneo, possibilitará a realização de longos percursos, a pé ou de bicicleta, em contacto com a natureza. Num concelho sujeito a uma forte pressão urbanística e caracterizado pela mais elevada densidade populacional do país, a criação desta estrutura é prioritária. Os seus principais elementos serão os seguintes:
- O Parque Florestal do Norte da Amadora, abrangendo as encostas localizadas a sul do traçado da CREL, entre Carenque e o Casal da Fonte Santa. O parque incluirá, entre outras estruturas, um circuito de manutenção.
- O Corredor Verde Oriental, que se estenderá ao longo da fronteira leste do município, ligando o Parque Florestal do Norte da Amadora ao Parque Florestal de Monsanto. Este corredor seguirá o traçado do IC16 e da CRIL, vias cuja conclusão deverá desenvolver-se em túnel.
- Construir a Ciclovia da Amadora, pista que ligará o Parque da Ribeira da Falagueira, no centro da cidade, ao Parque Florestal de Monsanto, através da Quinta do Estado e do Corredor Verde Oriental.
- Criar o Parque Municipal da Fonte das Avencas, aproveitando a extraordinária beleza do pequeno bosque aí existente, cuja preservação consideramos essencial. Este espaço será equipado com um parque de merendas.
- Adquirir e recuperar a Quinta do Assentista, preciosa jóia localizada no centro da cidade, e aí instalar a Quinta Pedagógica da Amadora. Construída no séc. XVIII, esta Quinta inclui a casa principal e os seus notáveis jardins, cuja integral preservação assumiremos como uma prioridade nesta área.
- Valorizar e devolver à população o Jardim das Águas Livres, cuja mata é o prolongamento natural do Parque da Ribeira da Falagueira.
- Valorizar o Parque Central, melhorando os espaços verdes, renovando as infra-estruturas desportivas e criando uma zona de restauração.
- Transformar a face da Brandoa através da construção de um grande parque florestal na encosta sul da freguesia. Este espaço funcionará como pulmão verde e incluirá estruturas de lazer e desporto destinadas à utilização da população.
- Criar Lojas do Munícipe, para que os cidadãos possam aceder de forma mais eficaz aos serviços municipais.
- Criar o Provedor do Munícipe, ao qual os cidadãos poderão apresentar reclamações e propostas sobre a gestão do município.