sábado, setembro 17, 2005

Eleições 2005 - Propostas Ambientais da CDU (PCP/PEV) para a Amadora







Ambiente


A visão integrada da requalificação urbana implica um investimento substancial nas questões ambientais. O próximo mandato deve proporcionar um salto na qualidade ambiental no município, com uma aposta decisiva no aumento das áreas verdes, dotando-as dos equipamentos e actividades capazes de atrair e fixar utentes. São compromissos da CDU:

1. A construção dos Parques Urbanos da Boba (São Brás), Carenque (Mina), Quinta do Estado (Falagueira / Venda Nova), Neudel (Damaia), Serra de Carnaxide (Venteira) e Jardim Luís de Camões (Brandoa).

2. A revitalização, através da instalação de actividades comerciais e programas lúdicos e desportivos, do Parque Central da Amadora, do Parque Urbano do Zambujal e Parque Urbano Armando Romão na Reboleira.

3.
Reforçar as equipas para a Manutenção dos Espaços Verdes.

4.
Construir a mini-ETAR de tratamento das águas lexiviantes da antiga lixeira da Boba, sem a qual a qualidade de água na Ribeira da Falagueira não será normalizada.

5.
Concluir, em articulação com as empresas intermunicipais, o saneamento das Ribeiras da Falagueira, de Carenque e da Amadora.

6.
O desenvolvimento de programas de sensibilização e educação ambientais, em parceria com as escolas e o movimento popular, promovendo os Jogos do Ambiente, a Festa da Primavera, o dia da Bicicleta, o dia sem carros, etc.

7. Regularizar campanhas de desinfestação e desratização em todo o concelho.

Limpeza e Higiene Pública

A limpeza na Cidade da Amadora não pára de degradar-se, fruto de uma gestão que aposta na privatização em vez de apostar na melhoria da resposta pública nesta matéria. Desde aquisição de viaturas para ficarem paradas no estaleiro à falta de fardamentos condignos para os trabalhadores do sector, de tudo se tem assistido. São compromissos da CDU:

1. Reforçar os meios humanos no sector da higiene urbana do município, e melhorar significativamente as suas condições de trabalho.

2. Estender a rede de Moloks (contentores em profundidade) a todas as zonas da Cidade onde tal recolha é tecnicamente possível.

3. Instalar em todas as áreas verdes dispositivos para deposição e recolha de excrementos de canídeos.

4. Desenvolver uma campanha de sensibilização da população, onde se incluam as questões relativas à reciclagem e aos dejectos de animais.

5. Generalizar os meios de recolha selectiva, promovendo uma maior reciclagem.

6. Assegurar o correcto funcionamento da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos Orgânicos.

Transportes Públicos

Uma eficaz rede de transportes públicos é essencial quer para a mobilidade dos cidadãos, quer para a defesa do ambiente urbano. Mas a expansão do transporte ferroviário, estruturante, avança a passo de caracol apesar do enorme ruído que cada novo passo provoca, e o transporte rodoviário, entregue às lógicas da maximização do lucro das companhias privadas, vê a qualidade do seu serviço degradar-se. São compromissos da CDU:

1. Exigir das Companhias de Transporte Rodoviário o cumprimento do contrato de serviço público, aumentando as carreiras e a periodicidade das mesmas, particularmente nas zonas mais distantes dos transportes ferroviários e nas ligações ao Hospital Fernando da Fonseca.

2. Dar prioridade ao concretizar do Projecto de Eléctrico Rápido entre Oeiras e Loures, há anos nas gavetas, assegurando um novo eixo ferroviário na Cidade, entre Alfragide e Casal da Mira, passando pela Buraca, Damaia, Venda Nova e São Brás, com ligação ao Metro e à CP.

3. Lutar em defesa do Passe Social, e pela sua extensão a todos os operadores e carreiras.

Plano Director Municipal (PDM)

No próximo mandato realizar-se-á a revisão obrigatória do PDM. Será um momento decisivo para o futuro da Amadora. As ameaças estão em cima da Mesa, com a especulação imobiliária a fazer pressão para que sejam aumentados os índices de construção e novas zonas sejam entregues à especulação. A actual maioria absoluta do PS já deu sinais claros de estar preparada para pactuar com estes objectivos. São compromissos da CDU:

1. Promover uma ampla, participada e transparente revisão do PDM.

2. Não permitir o aumento dos índices de construção em todo o município, e procurar mesmo reduzi-los onde ainda seja possível.

3. Não permitir a criação de novas zonas urbanizáveis, nomeadamente na Zona Industrial, no Complexo Desportivo da Reboleira e nas Zonas Militares desocupadas.

4. Impor o interesse público ao lucro privado na urbanização da Quinta do Estado, exigindo a sua devolução à Cidade, e condicionando qualquer projecto na zona à defesa da qualidade de vida das populações já residentes no Concelho e à utilização desta bolsa de terrenos para a requalificação urbana da Cidade. Neste quadro, promover a instalação na Quinta do Estado do Novo Tribunal da Amadora, novas conservatórias e notários, bem como outros equipamentos sociais adiante referenciados.

5. Dar prioridade à definição de uma nova solução de traçado para a CRIL, estudando as alternativas apresentadas pelas Comissões de Moradores, garantindo um percurso essencialmente em túnel. Garantir a construção de corredores verdes nos terrenos anteriormente ocupados pelos Bairros realojados.

Candidato à Câmara Municipal - João Bernardino
Candidato à Assembleia Municipal - António Tremoço

Sem comentários: