sábado, agosto 12, 2006

Bicicletas no Metro com horário alargado


O alargamento do horário de transporte diário e gratuito de bicicletas no Metropolitano de Lisboa é aplaudido pelo presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB). José Manuel Caetano considera, no entanto, que a hora do início do período de permissão (das 21.30 horas até ao final da exploração)) deveria ser alterada para mais cedo. "Há quem, por exemplo, vá ao Parque das Nações de bicicleta e depois tem de esperar por essa hora para regressar. Ainda por cima no Inverno, quando os dias escurecem muito depressa", disse ao JN.

A decisão da empresa de transportes - que já permitia o transporte de bicicletas aos fins-de-semana e feriados - representa para aquele dirigente "um passo importante no sentido do desenvolvimento da mobilidade urbana, ainda por cima com um meio não poluente".

José Manuel Caetano considera, contudo, necessário que outras empresas de transporte sejam abrangidas pela mesma filosofia. "Em todos os países da Europa, os cidadãos podem andar de bicicleta diariamente já que os transportes colectivos criaram condições para levar as bicicletas". Em Lisboa, sublinhou, "bastava que a Carris colocasse uma estrutura na parte da frente dos autocarros para transportarem as bicicletas dos utentes". Aliás, frisou, "a utilização da bicicleta tem vindo a aumentar de forma significativa, como demonstram as vendas".

A medida vai começar a ser adoptada pelo Metropolitano de Lisboa a partir do próximo dia 1, pelo que a FPCUB pretende, 20 dias depois, promover um debate sobre a questão e "fazer um balanço sobre esta primeira fase do transportes de bicicletas pelo metro", acrescentou o responsável daquela entidade.

José Manuel Caetano aproveitou para defender a necessidade de criação de uma rede de ciclovias que contemple a extensão da ligação de Telheiras/Campo Grande/Entrecampos (já existente) à zona da Baixa Pombalina e ao rio, por um lado, e a Monsanto, por outro, e ainda à zona da Alta de Lisboa e aos Olivais/Parque das Nações/rio, criando-se assim uma rede circular em torno de Lisboa e um eixo que corresponde ao eixo histórico de entrada na cidade, entre o Campo Grande e a Baixa, agora ampliado à zona do Alto do Lumiar.



In Jornal de Notícias - 12 de Agosto de 2006

Mais informações no site do Metropolitano de Lisboa.

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