terça-feira, novembro 21, 2006

Apoie o Comércio Local - Nova Livraria na Amadora

Depois do encerramento, em Agosto, da livraria Bertrand, que se situava na galeria comercial do Continente, a Amadora, um dos concelhos mais populosos do país, ficou sem um espaço destinado à venda exclusiva de livros. Dois jovens empresários resolveram, contrariar a tendência e abriram, na última sexta-feira, uma loja em pleno centro da cidade.

Embora tenha sido inaugurada há apenas três dias e conte, por enquanto, com poucos livros nas estantes, o balanço da abertura da livraria "Palavras de Culto", na Rua Elias Garcia, é já positivo. "Em apenas alguns dias podemos tirar a ilação de que fizemos uma boa aposta. Tivemos a casa cheia no dia da inauguração. As pessoas nem puderam entrar todas", conta Alexandre Crespo, um dos proprietários .

A abertura do espaço surgiu de uma sociedade entre dois amigos que já estavam no ramo. Quando analisaram o mercado, Alexandre Crespo e Liliana Silva já sabiam que não havia nenhuma livraria na Amadora, uma das razões que acabou por determinar a sua aposta.

Para já, trabalham com todas as editoras e, embora ainda não tenham as estantes cheiras, Alexandre Crespo adianta que o espaço conta já com cerca de 30 mil títulos. "Mas esperamos ter mais. Há ainda muita coisa que não chegou", sublinha.

"Já tinha conhecimento de que iriam abrir uma livraria aqui. Tive pena quando soube que iam fechar a última no concelho, porque gosto muito de livros. Já tenho comprado livros em estabelecimentos que vendem outras coisas, mas não é a mesma coisa. Aqui cheira a livraria", disse ao JN, Isabel Jorge, cliente da loja.

O vereador da Cultura na autarquia local, António Moreira, mostra-se igualmente satisfeito. "Embora não possamos apoiar financeiramente esta actividade comercial, damos todo o apoio na divulgação e na apresentação de livros", destaca.

Desde Agosto, a população da Amadora - estimada em cerca de 175 mil habitantes - não tinha um espaço destinado exclusivamente à venda de livros. Depois de ter fechado a Clepsidra, no Centro Comercial Babilónia, o território da Amadora ficou apenas com a Bertrand da galeria comercial do Continente que, entretanto, acabou por encerrar em Agosto.

In Jornal de Notícias - 21 de Novembro de 2006
- Milene Matos Silva

Sem comentários: