terça-feira, fevereiro 13, 2007

Ratos infernizam vida no Moinho do Guizo

Quando decidiu comprar um andar na urbanização do Moinho do Guizo, na zona norte do concelho da Amadora, há cerca de dois anos, Vera estava longe de imaginar que estava em vias de adquirir gato por lebre. O que lhe foi vendido como um prédio com bons acessos e espaços verdes em toda a zona envolvente veio a revelar-se uma urbanização suja, cheia de lixo e entulho de obras que foram sendo concluídas, debaixo dos quais se acumulam ratazanas e insectos.

As queixas já chegaram ao presidente da autarquia, Joaquim Raposo, através de um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas. Até agora sem resultados.

"A minha filha brinca no meio das minhocas. Quando vier o Verão, vou ter a casa cheia de bichos. Já me entrou um rato aqui pelo café dentro. Eles andam aí debaixo dos carros", lamenta Fernanda Franco, empregada de balcão num dos cafés da urbanização.

Além dos ratos, do lixo e das ervas daninhas que, nalgumas zonas, chegam a atingir mais de um metro de altura, não existe mais nada nos terrenos que estavam destinados às tão apregoadas zonas verdes. Os espaços para as árvores não foram usados. Os arruamentos previstos não chegaram a ser concluídos ou estão por alcatroar. No meio dos prédios existe a estrutura do que deveria ser umas escadaria, mas da qual não há qualquer sinal.

A recolha do lixo doméstico vai sendo assegurada pela autarquia, mas a limpeza de toda a área deixa muito a desejar. "A minha rua nunca foi varrida", assegura uma das moradoras. "Estamos descontentes com a falta de higiene e com o desleixo do urbanizador, que não está a fazer o que lhe compete", critica Filipe Simão, outro dos residentes. "Aquilo está um caos. Não conheço exemplo pior do que aquele", diz Joaquim Raposo.

Em Janeiro de 2006, ainda a situação não tinha atingido a actual dimensão, a autarquia aprovou o reforço da garantia bancária afecta àquelas obras. Na altura, o urbanizador disse que estava a resolver o problema. Desde aí que os serviços municipais não o conseguem contactar. Para piorar as coisas, este vendeu alguns dos lotes a outros empreiteiros, que agora não conseguem obter licenças de construção, pois a câmara recusa-se a passar-lhas. Muitos dos que contraíram empréstimos também não podem fazer a escritura, porque não conseguem a respectiva licença de habitação.

Joaquim Raposo assume que tem evitado que o assunto siga para tribunal, até porque os 1,29 milhões de euros da garantia bancária não chegam para pagar as obra por concluir. Admite, no entanto, accioná-la brevemente.

In Diário de Notícias - 13.02.2007

Sem comentários: