segunda-feira, abril 02, 2007

Amadora: Associação juvenil luta por um "futuro feliz" no Bairro Santa

No bairro de Santa Filomena, Amadora, uma associação juvenil inaugura no dia 2 de Abril um novo espaço, onde pretende acolher crianças e projectar um futuro melhor para um dos mais carenciados bairros do país.


Duas ruas apenas separam Santa Filomena da principal artéria da freguesia de Mina, centro urbano do concelho da Amadora, mas a curta distância basta para delimitar a entrada num espaço onde as dificuldades económicas e a fraca instrução são evidentes.

Segundo o último Censo o bairro, formado nos anos 70 pela comunidade imigrante africana, alojava em 1998 cerca de 1.900 pessoas, um número que exclui dezenas de imigrantes ilegais e ocupantes de casas abandonadas.

Hoje, o bairro de Santa Filomena continua a ser maioritariamente habitado por descendentes de africanos, sobretudo população jovem já nascida em Portugal.

Foi a esperança na chegada de dias melhores que levou o jovem Alcides Mora, natural de Angola, a ensinar futebol e xadrez às crianças de Santa Filomena, que "crescem praticamente nas ruas", enquanto os pais estão a trabalhar

Dos treinos, depressa Alcides passou à dinamização de torneios e, em 1998, convidou alguns amigos a formar uma associação que acompanhasse e estimulasse os moradores mais jovens, integrando-os em actividades desportivas e lúdicas.

Numa casa devoluta do bairro, recuperada pelo grupo, nasceu então a Associação Espaço Jovem (AEJ), reconhecida e apoiada pela Câmara Municipal da Amadora dois anos mais tarde.

In ACIME

Sem comentários: