sábado, agosto 06, 2005

Hortas comunitárias no Porto. Para quando na Amadora?















Rui Sá inaugurou a II Horta Municipal do Concelho do Porto

No dia 25 de Fevereiro 2005, pelas 15 horas, o Vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, inaugurou a II Horta Municipal do Concelho do Porto. A cerimónia compreendeu ainda a assinatura dos acordos de utilização e a entrega das chaves aos munícipes previamente inscritos e sorteados no passado dia 17 de Fevereiro.

Denominada “Horta Municipal da Condominia” (designação medieval de Condominhas, que significa ‘…um campo comum, onde todos os vizinhos podiam cortar lenha, pastar ou utilizar águas…’), localiza-se na freguesia de Lordelo, junto à Urbanização das Condominhas, e disponibiliza 25 talhões individuais, em simultâneo com um espaço de lazer dotado com bancos e mesas. Estão a ser facultadas aos municipes acções de formação em torno das temáticas da compostagem e da agricultura biológica .

A rede de hortas municipais comunitárias, que se perspectiva ver alargada em breve aos Bairros do Regado e Pio XII, constitui um dos resultados visíveis do trabalho transversal de parceria, que vem sendo desenvolvido no âmbito do Projecto ‘Acção Local 21’ entre os serviços do Pelouro do Ambiente e as organizações cívicas mais representativas da sociedade civil do concelho do Porto.

Sem comentários: