sábado, novembro 04, 2006

Promover a bicicleta no Concelho da Amadora

Parqueamentos para bicicletas na estação de Metro de Odivelas.
Estrutura criada pela Câmara Municipal de Odivelas.


Em todos os concelhos vizinhos da Amadora as autarquias têm vindo a promover o uso da bicicleta, como meio de lazer e meio de transporte transporte não poluente. Lisboa tem as ciclovias de Telheiras-Entrecampos, Monsanto e parques de estacionamento para bicicletas nestes locais. Oeiras tem ciclovias, parques de estacionamento e bicicletas de utilização gratuita que são um autêntico sucesso. Cascais, um pouco mais longe, tem ciclovias, parqueamentos e bicicletas de utilização gratuita, as BICAS, utilizadas pela população nas suas deslocações diárias e por muitos turistas.

Parqueamentos para bicicletas na estação de Metro de Senhor Roubado.
Estrutura criada pela Câmara Municipal de Odivelas.

O municipio de Odivelas, também liderado pelo Partido Socialista à semelhança da Amadora, criou recentemente ciclovias e colocou parques de estacionamento para bicicletas nas duas estações de metro do concelho: Senhor Roubado e Odivelas. Durante a semana e fim-de-semana é comum ver bicicletas estacionadas no parqueamento. São pessoas que se desloca de casa até à estação de metro rumo a Lisboa. Ora aqui está uma forma simples, eficaz e barata de promover a intermodalidade entre transportes e incentivar o uso de bicicleta nas cidades.

Parqueamentos para bicicletas na estação de Metro de Senhor Roubado.
Estrutura criada pela Câmara Municipal de Odivelas.

Sugerimos ao Presidente da Câmara Municipal da Amadora que coloque parqueamentos para bicicletas nas estações de metro de Amadora Este, Alfornelos e nas estações de comboio da Amadora, Reboleira e Damaia, incentivando os Amadorenses a deslocarem-se de casa para os transportes públicos de bicicleta.

Ficamos a aguardar. Qualquer resposta será oportunamente anunciada.

2 comentários:

anabananasplit disse...

Isso é muito bom! :-) O tipo de equipamento (em U invertido) foi bem escolhido. Nas fotos não dá para perceber bem, como é de "abrigo"? As bicicletas ficam protegidas da chuva e/ou do sol?

Cheers

Espiga disse...

Em Odivelas o parque é coberto pelo viaduto do Metro. No Senhor Roubado, apesar de existirem locais cobertos, a instalação foi feita num local não abrigado.