terça-feira, fevereiro 13, 2007

Câmara da Amadora vai adquirir mais ecopontos

A Câmara Municipal da Amadora lançou ontem um concurso público internacional para aquisição de 100 ecopontos, que serão distribuídos por diversos locais do concelho, com
o intuito de poder aumentar a quantidade de recolha de materiais para reciclagem.

A aquisição dos novos ecopontos, recipientes plásticos cujo valor ascende aos 200 mil euros, deve-se à necessidade de reforçar o número de contentores daquele tipo (deposição selectiva de materiais) à disposição da população local e aumentar a capacidade de recolha de papel, vidro e plástico, adianta a autarquia no comunicado distribuído ontem aos jornalistas. Desta forma, a Câmara Municipal da Amadora pretende “diminuir a quantidade de resíduos encaminhados para o destino final”, lê-se ainda na mesma nota, como sejam as lixeiras tradicionais ou aterros sanitários.

Segundo dados da empresa Valorsul, foram recolhidas, em toda a área do concelho da Amadora, apenas no ano de 2005, 3370 toneladas de papel, vidro e plástico, 421 toneladas de matérias orgânicas e 88.481 toneladas de lixo indiferenciado, ou seja, sem separação de materiais para processamento para reciclagem.

A Valorsul é a empresa responsável pelo tratamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

In Jornal Público - 13.02.2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena que se preocupem em colocar ecopontos, e não com a recolha do respectivo lixo... Na Urbanização do Alto da Mira, nos Moinhos da Funcheira, estamos desde o Verão passado à espera que tirem as tampas que vedam os ecopontos, pois como nos informaram, ainda não está previsto no circuito de recolha, a passagem por aquela zona... Quanto tempo mais teremos de esperar?!

Anónimo disse...

Moro junto à bomba da BP na Venteira onde nas imediçãoes não existe qualquer ecoponto. Será que é desta que passa a existie um? Esperemos que sim.