quinta-feira, maio 10, 2007

Lixeira a céu aberto às Portas de Benfica é 'cartão-de-visita' da Amadora

Quem entra na Amadora, oriundo de Lisboa, pelas Portas de Benfica, depara-se com um cenário desolador um depósito de lixo, a céu aberto, que congrega os despojos das demolições do antigo bairro das Fontainhas, entretanto demolido pela autarquia. As barracas deram lugar a toneladas de entulho e ferro velho, depositados muitas vezes à revelia das autoridades, mas que se foram acumulando nos últimos dois anos.

"Depois de terem derrubado as casas que aqui existiam, ainda ficou um resto de entulho que não foi retirado. Mas deve ter havido alguém que viu que isto estava tudo sujo e começaram a vir camiões depositar ainda mais lixo", critica Suse Gonçalves, moradora na Rua das Fontainhas, que tem que conviver com o lixo mesmo à porta.

Um outro morador, que não se quis identificar, lamenta que, "após anos de um cenário composto por barracas", as pessoas tenham de conviver com a lixeira. "Isto é muito perigoso para a saúde porque atrai muitos ratos. Assim, era preferível ter as barracas. Pelo menos, na altura os terrenos andavam sempre limpos", desabafa.

Segundo os testemunhos recolhidos pelo JN, o lixo vai crescendo junto às Portas de Benfica, um monumento considerado de interesse municipal.

Questionado sobre a situação, o vereador na Câmara Municipal da Amadora, responsável pelo pelouro da Higiene e Limpeza, Eduardo Rosa, disse ao JN esperar que no final da semana a situação esteja resolvida.

"Os empreiteiros das demolições já foram notificados para removerem o entulho. O lixo vai ser retirado por quem lá o colocou. O que não for possível retirar será a Câmara a fazê-lo", assegura o autarca.

A autarquia pondera ainda colocar uns pedregulhos à entrada do espaço actualmente ocupado pela lixeira para evitar o acesso aos terrenos.

In Jornal de Notícias - 8.5.2007

Sem comentários: