domingo, dezembro 11, 2005

Ciclovias.... Mais Mobilidade.... Mais Lazer.... Mais Qualidade de Vida


Algarve: Ciclovia vai ligar litoral algarvio até final de 2006

Mais de 210 km para pedalar

O presidente da Comissão da Coordenação para o Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) admitiu que, até ao fim de 2006, o litoral algarvio deve estar ligado por uma via para bicicletas.

A eco-via, que será construída entre Sagres e Vila Real de Santo António, numa extensão de 210 quilómetros, deverá no futuro ficar ligada a outros itinerários nacionais e estrangeiros.

O projecto da via, que atravessará 12 dos 16 municípios algarvios, é dinamizado pela CCDR/Algarve em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa e a Grande Área Metropolitana do Algarve, envolvendo um investimento na ordem dos três milhões de euros.

"Mais de metade das autarquias já lançaram os concursos para a execução da via", disse à Lusa o presidente da CCDR/Algarve, Campos Correia, admitindo que até ao fim do próximo ano uma boa parte da região possa já estar coberta.

Salientando que os fundos que financiarão a obra pertencem ainda ao actual quadro comunitário, em vigor até 2007, lembrou que os prazos de execução da obra "têm de ser cumpridos".

A construção da eco-via tem sido alvo de sucessivos atrasos, tendo a candidatura e o financiamento do projecto sido aprovada no ano passado no âmbito do programa comunitário INTERREG, que suportará 850 mil euros (custo de 113 quilómetros).

A ciclovia será também co-financiada pelo Programa de Investimentos Públicos de Interesse Turístico para o Algarve (PIPITAL) e pelo Programa Operacional do Algarve (PROalgarve).

A eco-via do litoral algarvio vai ficar ligada à rede europeia de ciclovias através das espanholas "Via Verde del litoral", entre Ayamonte e Gibraléon) e a "Via Verde del Guadiana", entre Porto de la Laja e Mina la Isabel.

In Rádio Renascença - 9.12.2005

6 comentários:

Anónimo disse...

Para quando na Amadora?

Anónimo disse...

Nessa altura a Amadora seria realmente uma cidade saudável e não como agora que o é apenas no papel e teoria.

Filipa disse...

Muito obrigada pela visita ao Ruínas da noite! Acrescentámos o vosso blog aos nossos links, esperamos que possam fazer o mesmo por nós. ;)

Associação Por Boassas disse...

Dssculpem a intromissão extemporânea, mas não encontramos outra forma de agradecer as visitas ao "boassas". Há já bastante tempo que consultamos, de quando em vez, este espaço e temos respondido às vossas solicitações, assim, queríamos também dizer que passamos a fazer um "link" para este blog. Obrigado. Um abraço e continuação de bom trabalho.
cerveira pinto

Paulo Araújo disse...

É para informar que este blogue já foi acrescentado à lista das reciprocidades do Dias com Árvores. Continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu blog!
El Coruchero