quinta-feira, novembro 15, 2007

Amadora em Cena

Companhias profissionais e amadoras de todo o país participam de 22 de Novembro a 09 de Dezembro no «Amadora em Cena», uma mostra de teatro e «performances» destinada a contrariar o «divórcio» da população com a cultura.

Do Auditório de Alfornelos, onde decorre a maior parte dos espectáculos, às estações de comboios do concelho, por onde passará um cortejo a ser integrado pelo público, a quinta edição
do evento pretende homenagear a multiculturalidade dos habitantes da Amadora ao reunir grupos de várias regiões, com diferentes experiências, e incluir uma grande diversidade de temas, épocas e autores.

«Temos uma versão 'performance' de um espectáculo sobre o 'Livro do Desassossego' de Fernando Pessoa, um espectáculo sobre Freud, outro a partir do texto clássico 'Gato das Botas', uma 'performance' sobre as memórias da Guerra do Ultramar e das revoltas estudantis, uma adaptação de Samuel Beckett que junta a filosofia ao teatro do absurdo, enfim, a variedade é muita, desde espectáculos mais ligeiros a outros mais fechados sobre si próprios», explicou à Lusa Ricardo Mendes, da direcção do Teatro Passagem de Nível, organizador da mostra.

«Tentamos que a diversidade da Amadora, um concelho fértil em cultura, transpareça no evento, pelo que misturamos, um pouco ao mesmo nível, companhias profissionais e não-profissinais locais e de outras zonas, como Sintra, Santarém, Serpa ou Torre de Moncorvo», acrescentou.

Além de nove espectáculos teatrais e quatro «performances», o programa (disponível em http://amadoraemcena.tpn.pt) inclui «workshops» de máscaras e expressão dramática, actuações musicais com «desgarradas» e música electrónica, uma mesa redonda sobre arte nas escolas e, no dia 24, um cortejo por três estações de comboios, onde o público poderá juntar-se a malabaristas, dançarinos e outros artistas.

«É também uma forma de ir buscar as pessoas onde elas estão. A Amadora sofre muito de um claro divórcio da população com a cultura, as pessoas estão muitas vezes longe das salas de espectáculo», lamentou Ricardo Mendes.

Apesar do afastamento e de ser «muito flutuante» a participação do público nos concelhos em torno de Lisboa, o Teatro Passagem de Nível conta com a diversidade do cartaz para despertar a atenção dos visitantes e mantém fortes expectativas quanto ao sucesso da iniciativa.

«Começa a haver um público que se interessa pela mostra, que pergunta como correu quando não pode ir, e a Câmara tem também vindo a reconhecer cada vez mais a sua importância. Queremos que a Amadora retome o importante papel cultural que já teve na região, promovendo a inclusão, e não pretendemos abrir mão desse objectivo», concluiu o responsável.

PÚBLICO / Lusa.

O Amadora em Cena 5 irá decorrer de 22 de Novembro a 9 de Dezembro. Para mais informações consulte o sítio http://amadoraemcena.tpn.pt

1 comentário:

ASSOC.PAIS M.FUNCHEIRA disse...

Ola amigos.
Peço desculpa pela demora, mas de facto o tempo disponível não é muito.

No entanto informo que a hiperligação do nosso blogue para o vosso se encontra a partir deste momento activa e em funcionamento =D

Obrigado pela colaboração,
________________________________
Assoc. Pais Moinhos da Funcheira