terça-feira, novembro 06, 2007

Carrinha da saúde é aos sábados - Casal da Mira

Todos os sábados de manhã uma unidade móvel do Centro de Saúde da Venda Nova desloca-se ao bairro de realojamento Casal da Mira, na Amadora, para prestar cuidados médicos à população carenciada. Os moradores concentram-se junto à farmácia à espera da carrinha, numa das principais ruas do bairro, que ganha vida com esta visita semanal.

"Foi a melhor coisa que fizeram!", considera Aida Cardoso, apoiada numa muleta. Depois de ter dado uma queda há cerca de dez anos, Aida tem dificuldades de mobilidade." Se tiver que me deslocar ao Centro de Saúde tenho que apanhar dois autocarros e pagar dois bilhetes".

Há nove meses que semanalmente a unidade móvel do Centro de Saúde da Venda Nova se desloca ao Casal da Mira, o maior bairro de realojamento da Amadora, onde vivem cerca de 760 famílias. "Não queremos substituir o Centro de Saúde, mas sim aproximá-lo das pessoas", explica Carlos Silva, médico e presidente da Associação Jovens Promotores Amadora Saudável (AJPAS), que desenvolve este projecto em parceria Centro de Saúde da Venda Nova, o Ministério da Saúde e a Associação Unidos de Cabo Verde. Todos os sábados são atendidas cerca de 50 pessoas. Para além das consultas, a associação organiza "acções de promoção da saúde na área do VIH/ /sida, com a distribuição de folhetos e preservativos. Tratamos de documentos e legalização de imigrantes. Sinalizamos casos de risco. Damos roupas e brinquedos à população", acrescenta Carlos Silva.

Fonte: Jornal de Notícias 4.11.2007

Sem comentários: